Αναξίμανδρος ό Μιλήσιος ou Anaximandro de Mileto foi um contemporâneo e aprendiz de Tales de Mileto, também nascido na região de Mileto (atual Turquia), sendo assim, parte da escola Milésina e Jônica.
Assim como os demais pré socráticos, com destaque para sua forte inspiração da linguagem religiosa e da ideia de lei cosmológica mitológica, Anaximandro investigou incessantemente a busca pela resposta acerca do funcionamento do mundo, entretanto, se diferenciou do conceito de Arché de Tales, ao propor a ideia do "Ápeiron", contrapondo o materialismo monista de seu mestre.
O ápeiron, literalmente o "infinito", tinha como base a ideia de que o mundo teve como origem uma substância infinita e indeterminada, de onde todas as coisas surgiram, em outras palavras, o Ápeiron seria a origem de tudo e consequentemente seu fim.
Segundo a teoria de Anaximandro, era dele (Ápeiron) que surgiu o contraste entre elementos contraditórios (frio vs quente ou seco vs molhado), sendo o tempo o que tem a função de juiz do cosmos, onde a tendência seria um oposto eliminar outro até que o derrotado um dia lhe elimine, como um turbilhão de contraposições que deu origem a tudo.
Ao longo da história, a ciência moderna acabou criando vários paralelos com a teoria do Ápeiron, como a ideia de elementos esses que se anulavam e o saldo entre eles sobrevivia, ideia essa que futuramente demonstrou ter bastante contrastes com a Física moderna, inclusive com os teóricos do Big Bang e da física de partículas (futuramente será aprofundado).
Frases associadas a Anaximandro de Mileto:
“Nosso mundo é um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem no infinito.”
“O ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel.”
“O ilimitado é eterno, imortal e indissolúvel.”
“O ilimitado não tem princípio, pois, nesse caso, seria limitado.”
"Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas.”
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