Θαλής ό Μιλήσιος ou Tales de Mileto, foi um filósofo que viveu no século VI a.C, fazendo parte do grupo que os historiadores da filosofia costumam chamar de Pré-Socráticos.
É conhecido por ser o primeiro filósofo ocidental, fundador da escola Jônica e parte do grupo denominado de "os sete sábios" (é um dos 4 nomes que estão presentes em todas as listagens).
Biografia
De origem fenícia, pouco se sabe sobre a vida de Tales de Mileto, assim como todos os pré socráticos, suas obras não resistiram ao tempo, se é que ele escreveu algo. Tudo o que se sabe sobre Tales parte de mitos, diálogos e principalmente das Doxografias, por tanto, alguns pontos são passíveis de questionamento quanto a sua autoria acerca de seus feitos.
Entretanto, entre o que se atribui a Tales, temos como principais contribuições de seu pensamento filosófico e cientifico:
A cosmologia de Tales
Assim como os filósofos que lhe sucederam, Tales de Mileto era adepto da filosofia Naturalista, assim como os demais, tinha como um dos fundamentos a observação da natureza (Physis) em busca de explicações para a "origem e funcionamento" do mundo.
Partindo dessa observação, Tales formulou, através de especulação, o primeiro conceito de Arché (Αρχή), o mesmo que viria a ser reutilizado futuramente por outros pré socráticos como Anaxágoras e Anaximenes.
Segundo Tales de Mileto, a substância primordial de onde tudo partiria seria a água, teoria essa foi explicada nas palavras de Aristóteles em sua obra metafísica:
"...Tales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendo talvez levado a formar essa opinião por ter observado que o alimento de todas as coisas é úmido e que o próprio calor é gerado e alimentado pela umidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas. Daí lhe veio essa opinião, e também a de que as sementes de coisas úmidas..."
Outro feito notável ligado a Tales de Mileto foi referente as suas habilidades astronômicas, munido do conhecimento egípcio e babilônico, ao filósofo Tales vários feitos são associados, mas o que mais se destacou foi a previsão do eclipse que ocorreu em 28 de Maio de 585 a.C, não se sabe como ele realizou tal feito, mas mesmo assim, Tales é considerado o primeiro homem a prever um eclipse e esse foi o primeiro evento histórico a ser precisado.
No dialogo Teeteto, de Platão, um conto relacionado a Tales é referenciado, segundo a historia, Tales, usando de suas já citadas notáveis habilidades astronômicas, previu uma excelente colheita de azeitonas com cerca de um ano de antecedência. Sabendo disso, Tales arrecadou dinheiro para alugar todas as prensas de azeite de oliva da região, com a chegada do verão e a conclusão de suas previsões, os produtores de azeite tiveram que pagar a ele pelo uso de suas prensas, o que o levou a riqueza.
Frases associadas a Tales de Mileto:
"A coisa mais difícil do mundo é conhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros."
"A água é o princípio de todas as coisas."
"O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado."
"Todas as coisas estão cheias de deuses."
"A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina."
"A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem."
Comentários
Postar um comentário