Biografia
Protegido de Péricles, o patriarca da democracia ateniense, Anaxágoras de Clazomenas (Ἀναξαγόρας) foi um dos filósofos chaves do período pré-socrático. Polêmico pelas suas afirmações que iam de encontro a religião politeísta grega, Anaxágoras foi acusado de "heresia" e teve de fugir de Atenas, onde havia fundado a primeira escola de filosofia, para Lampsâco, também na região da Jônia, onde fundou outra escola.
Seu pensamento foi uma evolução do pensamento Jônico, e entre seus influenciados, destaca-se Arquelau de Atenas, que segundo rumores, seria o mestre de Sócrates.
O pensamento de Anaxágoras
Assim como os jônicos, Anaxágoras partiu do pressuposto materialista de que todo o universo partia de algo, entretanto, o filósofo não se satisfez com a visão "rudimentar" dos milesianos e propôs uma unificação levando em conta a mente ou Nous, e criou o primeiro esboço do pensamento que viria a ser o chamado "Design inteligente".
O ponto chave que diferencia o pensamento pluralista do materialismo monista jônico, é a ideia de que o universo era composto pela pluralidade de várias coisas, exemplo:
Tales e os milesianos partiram da idéia de que tudo era composto por um único elemento que conforme se modificaria daria origem a todas as outras coisas.
Já Anaxágoras partiu da proposição de que todas as outras coisas eram compostas por infinidades de coisas, a essas coisas ele atribui o nome de Homeomeria, algo como "semente", que poderia ser infinitamente dividida.
E todas as coisas então estariam repletas dessas sementes, na medida que "todas as coisas estão em todas coisas", um tanto confuso, não?
Conforme as sementes iam se unindo elas iam adquirindo qualidades que geravam o ser, mas aí entra o ponto principal, não era ao mero acaso que uma árvore se fez uma árvore ou uma pedra se faz pedra, e sim pela ação do Nous.
O Nous seria equivalente a "inteligência" que organizava, separada e dava origem a todas as coisas, sendo assim, a Arché, e também algo como deus, porém Anaxágoras não tomou a ideia de divino, o que não impediu de futuramente teístas fazerem uso do "Design inteligente".
Teoria do conhecimento
Outro ponto interessante, no que se refere a influência de Anaxágoras de Clazomenas, se refere a sua problematização acerca do conhecimento humano, algo que ainda não havia sido sistematizado até então, mas que logo seria peça chave do pensamento socrático e dos que lhe sucederam.
Para Anaxágoras, o conhecimento tinha 3 fases: Experiência ou sensação, memória e técnica
A primeira era a experiência e a sensação, nossa sensibilidade ao mundo seria uma peça chave e primordial do conhecimento, fazendo com que seja possível identificar as modificações no mundo que nós rodeia.
A segunda seria a memória, uma vez que temos contato com o mundo, através das sensações, a memória teria a função de "armazenar" os momentos e experiêncis, conservando assim, o conhecimento.
A técnica seria o acúmulo de conhecimentos (advindos da experiência) em nossa memória vai gerar a sabedoria, que por sua vez gera a técnica, que é a nossa maneira de "tornar" prática a sabedoria.
Resumindo, imagine que você está vendo uma aula, ou lendo um livro, você está vivendo uma experiência, uma vez que você adquiriu o conhecimento, através das sensações, o que você guardar, ficará armazenado em sua memória, e tendo assim, todo o campo do conhecimento preparado, você usará a sua sabedoria, para através de uma técnica tornar prático, seja respondendo uma prova ou construindo um prédio.
Essa análise de Anaxágoras sobre o conhecimento foi a primeira problematização filosófica sobre o saber em si, outros pré socráticos anteriores como Tales, deliberaram sobre o conhecimento, porém, não saíram do campo do abstracionismo.
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